sábado, 28 de maio de 2011

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TEMA: Teoria do Conhecimento e o Processo de Ensino e de Aprendizagem no PROEJA
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Dificuldades do Adulto em Aprender a ler e Escrever     
JUSTIFICATIVA
            Em observações práticas em sala de aulas, percebe-se que adultos mais idosos apresentam maiores dificuldades em compreender e assimilar os conteúdos ensinados seja em qualquer área do conhecimento, mas, principalmente, no que diz respeito à alfabetização e ao letramento.
            Muitos alunos até conseguem decodificar o código escrito, isto é, as letras, mas não conseguem compreender esse código, interpretando e compreendendo o que estão lendo, sendo denominados “analfabetos funcionais”. Esta dificuldade é percebida durante a trajetória estudantil em todas as disciplinas. Não conseguem abstrair das letras o significado daquilo que estão lendo.
Para muitos de nossos  alunos, a dificuldade vai muito mais além de ler, escrever e interpretar,  quer não conseguem se quer se organizar com seu material em sala de aula. 
OBJETIVO GERAL: Entender e compreender as dificuldades apresentadas pelos alunos, especialmente os que apresentam idade mais avançada.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Auxiliar os professores em sua prática docente  para minimizar e orientá-los na solução destas dificuldades.
REFERECIAL TEÓRICO  
Não se tem como descrever sobre problemas de aprendizagem sem primeiro definir claramente alguns conceitos básico em educação. Vejamos:
JOVENS E ADULTOS: “tem-se como ponto de partida: “não são crianças” com todas as suas modalidades. Não são estudantes universitários, nem profissionais qualificados, não frequentam cursos de formação especializada e nem cursos especializados. Geralmente sãos migrantes procedentes de áreas rurais ou de cidades muito pobres sem qualificação com pouca e baixa instrução escolar, muitas vezes são analfabetos, passagem muito curta em escola institucionalizada, trabalham em ocupações não qualificadas desde a infância ou da juventude”. (Oliveira, 1999). Buscam a escola tardiamente para se alfabetizarem ou cursarem séries de ensino. Tendo na escola uma forma de se qualificar profissionalmente melhorando sua renda familiar. Ser cidadão digno, valorizado (sem ser explorado), ser independente e consciente de seus atos.

ALFABETIZAÇÃO: “é o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia do conjunto de técnicas para exercer a arte da ciência e da escrita”. (Ribeiro, 2003).
LETRAMENTO: “é o resultado de ensinar ou de aprender a ler e escrever, tendo como resultado a ação de utilizar as habilidades em práticas sociais, compreender o mundo escrito no dia-a-dia”. (Ribeiro, 2003).
ANALFABETO FUNCIONAL: “indivíduo que não tem  o domínio dos conhecimentos  e das habilidades  de  codificação e decodificação, que lhe permitam o uso das práticas sociais de leitura e escrita”. É o aluno que não dá significado à leitura e a escrita. Não penetra no sentido da leitura. (Ribeiro, 2003).
ANALFABETO ABSOLUTO: não detém nenhum conhecimento nem da escrita e nem da leitura.
ESCOLARIZAÇÃO: é fazer passar por processo de escolarização por aprendizado em escola.
ESCOLARIZADO: é aquele que passou por processo de escolarização de aprendizado escolar.

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